28 de junho de 2011

Prova do Livro

Quando eu era mais nova eu detestava português. Era uma matéria chata, eu não entendia nada, detestava ter que responder as questões dos livros. E foi assim até minha 5ª série quando minha professora conseguiu mudar isso. Agora português é uma das minhas matérias favoritas. Gosto tanto que minhas notas de português agora estão sempre entre 8 e 10. Amo escrever poesias, cronicas... a única coisa que eu detesto são as provas de livro. Lógico que eu amo ler, mas livros que eu entenda alguma coisa.

Na última prova minha professora nos fez ler Iracema de José de Alencar, lógico que há pessoas que adoram José de Alencar, mas eu, como a maioria dos adolescentes de 16 anos, não tenho a menor paciência para Romantismo. Para vocês terem uma ideia eu até dormi na metade do livro (e olha que o livro só tem 100 páginas). O resultado? Uma encheção de linguiça tremenda. E sabe o pior? Consegui tirar 8! Quando eu vi minha nota não consegui acreditar! Ainda fiquei com a maior nota. Tudo bem que em uma classe de 40 alunos em que 5% tiram notas entre 10 e 6, 10% tiram entre 6 e 4 e 85% tiram zero não é difícil ter a maior nota da sala. Os alunos tem preguiça de ler então na hora da prova chutam qualquer coisa. Teve até um garoto da minha classe que escreveu que Iracema foi estrupada por Martin, e outro garoto de alguma outra classe disse que Iracema era um homem branco... Coitada da minha professora.
Bem, o lado bom é que a prova já passou e eu não tenho mais que ler o livro, mas o lado ruim é que agora estou traumatizada com o livro, tanto que quando eu estava em Itatiba nesse último feriado e num super mercado eu vi uma latinha de castanha de caju com o nome "Iracema" eu tive uma vontade danada de sair correndo e gritando de lá.
Por isso eu rezo que na próxima vez que eu tiver que ler um livro para uma prova, não tenha nada a ver com romantismo e índios ou eu vou ficar mais maluca do que já sou!

2 comentários:

J.F. disse...

Ju, quando eu era estudante, um dos livros que precisei ler foi "Céus e Terras do Brasil", do Visconde de Taunay. Fique imaginando um escritor da época romântica descrevendo a natureza... Só isso! Um livro inteirinho sem nenhuma historinha de fundo! Sem um personagem siquer. Estou tramatizaqdo até hoje!
Beijão, Vô.

Nina Maria disse...

Querida, pergunte para sua mãe como foi quando ela precisou ler "A Ilustre Casa de Ramires"!
Eu quis ser uma mãe solidária e não consegui passar do 1º capítulo!
Até hoje acho que foi o único livro que não consegui ler.
Beijos

Total de visualizações de página